quinta-feira, 14 de março de 2013

A história geológica de uma região


Um dos aspectos fundamentais da geologia, de um país ou de uma região é o levantamento geológico, uma vez que constituiu uma fonte de informação indispensável e valiosa que pode ser utilizada como recurso fundamental nas variadas actividades humanas.

                 Cartografia geológica



exemplo de uma carta geológica
      Uma carta geológica é um documento científico e técnico onde se encontram sintetizadas, sobre um fundo topográfico, informações relativas aos materiais rochosos e aos fenómenos geológicos que ocorrem na região que se encontra abrangida pela respectiva carta.
Além das cartas mais vulgares, designadas com fins científicos, existem também as designadas por temáticas (aplicação muito específica, geralmente associadas a uma determinada área).





     Toda a informação da carta é traduzida em cores e símbolos que aparecem discriminadas na legenda. 
exemplo de uma legenda de uma carta geológica

Fazes de elaboração de uma carta geológica:

-Trabalho de campo;
-Estudos de gabinete e laboratoriais;
-Desenho e impressão;
-Carta geológica e notícia explicativa.


O recurso à cartografia geológica sustenta:


-A investigação e exploração de recursos energéticos, minerais;
-A selecção e caracterização de locais para a implantação de grandes obras de engenharia;
-Estudos de caracterização e preservação do ambiente;
-Estudos de previsão e de prevenção de fenómenos naturais (por exemplo, dinâmica de vertentes, actividade sísmica e vulcânica);
-A compreensão dos padrões de ocupação histórica do território; 
-Estudos científicos diversos;


Sendo que uma carta topográfica é uma representação, (num plano) de uma determinada área cujas medidas são reduzidas relativamente às suas dimensões reais, cada carta possui uma escala: a escala de uma carta é a razão constante entre a medida do segmento que, na carta, une dois pontos e a distância real correspondente medida no terreno, expressas na mesma unidade de medida.


- A primeira escala representada na imagem diz respeito a uma escala numérica, enquanto que a segunda diz respeito a uma escala gráfica.



Curvas de nível - Também estas são representadas na carta topográfica ou numa carta geológica, representando o relevo. As curvas de nível são linhas traçadas sobre a carta sob a forma de um traço fino e contínuo, unindo os pontos que se encontram a igual altitude, ou seja, a igual cota.










Construção de perfis topográficos e cortes geológicos

Sendo a carta geológica um representação bidimensional, facilmente identificamos a existência de dobras, falhas, cavalgamentos; no entanto, não temos uma imagem precisa do que existe em profundidade, utilizando-se a assim a construção de cortes geológicos ( técnica que consiste na representação gráfica da secção de terrenos que são intersectados por um plano, geralmente vertical).

Antes de realizar um corte geológico é necessário construir um perfil topográfico - representação bidimensional que permite visualizar o relevo ao longo de uma linha traçada sobre a carta, geralmente um segmento de recta.
exemplo de um perfil topográfico


exemplo de um corte geológico


Nenhum comentário:

Postar um comentário